A COR DO ANO 2019 – o que esperar do Living Coral

A cor do ano, segundo a Pantone – empresa especializada no sistema de cores, amplamente utilizado na indústria gráfica – é o “Living Coral” (Coral Vivo) 16-1546. De acordo com a Casa Vogue, a cor significa que a nuance foi eleita “para simbolizar a nossa necessidade de otimismo e alegria”.

Living Coral – Cor do Ano de 2019

A empresa afirma que a cor remete à necessidade de estar sempre buscando inovação, e cada vez mais em contato com a tecnologia e mídias sociais. A marca defende que é “uma cor estimulante, presente na natureza, mas que também representa uma presença viva nas redes sociais”. É uma tonalidade animada, que busca reafirmar a vida.

Por ser uma cor com muita luz, necessita de tons profundos por perto. A combinação com cores como marinho, roxo e verde escuro dão ao ambiente um ar mais harmônico. “Assim como o Ultra Violet do ano passado, é melhor maneirar na quantidade e deixar a cor aparecer nos detalhes. E combina com o que? Marinho, roxo e verde escuro. Ela tem muita luz e precisa de tons profundos por perto”, ensina o apresentador do Decora, da GNT, o arquiteto Maurício Arruda.

 

Projeto – Pro.a Arquitetos

 

Projeto – BFDO Architects

 

Projeto – RSRG Arquitetos

 

De acordo com a marca, o Living Coral já está sendo visto em passarelas de desfiles de moda, bem como nas mídias sociais.

“Sociável e espirituosa, a natureza envolvente da Pantone 16-1546 Living Coral recebe e encoraja atividades despreocupadas”, afirma a Pantone.

Todo ano, desde 1999, a Pantone elege uma cor para representar o respectivo ano. É um reflexo do momento atual da sociedade. Essa escolha é feita com base em uma série de pesquisas, que revelam as necessidades e os momentos hodiernos. O mais interessante é a mensagem que uma simples cor é capaz de passar, buscando leveza, estimulação e consciência. Em 2018 foi a Ultra Violet 18-3838, e em 2017, a Greenery 15-0343.

 

Ultra Violet – Cor do Ano de 2018

 

Greenery – Cor do Ano de 2017

 

A cor Living Coral relembra os corais do oceano, fazendo um alerta à atual situação dos mares, quanto à poluição. A Pantone vem numa sequência de tons pastéis, qual será a escolha para 2020?