Parques urbanos: uma maneira de transformar a cidade em que vivemos

Nas grandes cidades ao redor do mundo, cada vez vemos maior necessidade de espaços públicos com o objetivo de recreação, estar e melhoria do clima local. Os parques urbanos surgem, dessa maneira, para romper com a urbanização excessiva e melhorar a qualidade de vida de quem transita pelo espaço, integrando os espaços construídos e os destinados à circulação.

Parque Shenzhen Talent / AUBE. Fonte: Jie Zhu e Mucong Li

Mas, afinal, o que são parques urbanos? Segundo Bani Szeremeta e Paulo Henrique Trombetta Zannin:

Os parques urbanos são áreas verdes que podem trazer qualidade de vida para a população. Pois proporcionam contato com a natureza e suas estruturas e qualidade ambiental, quando adequadas e atrativas, são determinantes para a realização de atividade física e o lazer. Estas atividades trazem diferentes benefícios psicológicos, sociais e físicos a saúde dos indivíduos, como, por exemplo, a redução do sedentarismo e amenizar o estresse do cotidiano urbano. Assim, o planejamento correto e a conservação de parques públicos se revelam como significativa estratégia para uma política efetiva do projeto urbano e da saúde pública.”

Parque Ibirapuera. Fonte: Christian Knepper

Muitas são as formas de fundação desses parques. Há cidades que foram surgindo em torno de áreas livres, como Londres, por exemplo, que cresceu em torno de um antigo campo de caça, o qual foi sendo aberto aos poucos ao público e hoje é o tão conhecido Hyde Park.  Outras trocaram as rodovias por parques, tirando o foco dos automóveis e valorizando os pedestres e ciclistas, como autopista M-30, em Madrid, a qual foi trocada pelo Madrid Rio.

Madrid RIO. Fonte: Jeroen Musch

Independente da forma de fundação, a partida dessas mudanças pode vir dos próprios moradores do entorno ou do governo local, mas sempre traz junto a expectativa de que ocorra uma melhoria.

 

 

Fontes:

O que são parques urbanos?

https://saopaulosao.com.br/nossos-encontros/3039-exemplos-de-parques-urbanos-pelo-mundo-e-seu-potencial-transformador-para-as-cidades.html#

https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/30747

https://www.archdaily.com.br/br/601277/6-cidades-que-trocaram-suas-rodovias-por-parques-urbanos

https://www.archdaily.com.br/br/883041/intervencao-urbana-transforma-margem-do-rio-em-area-de-convivio-publico-em-madri